Legislação sobre Placas e Letreiros de Porto Alegre.

A prefeitura de Porto Alegre tem um projeto relacionado à comunicação externa no qual eu nem conhecia. E, como todos projetos do governo (fora os da Políticia Federal), eles utilizam a primeira ideia de um nome associado à cidade, tornando-o muito babaca. O Porto Visual Alegre começou no ano passado e tem objetivo de tornar a cidade mais agradável visualmente, como mostra a evolução das fotos abaixo.

PortoVisualAlegre2PortoVisualAlegre

Acho muito boa a iniciativa mesmo que, para mim, não mude tanto o visual. A poluição de fios, carros e arquiteturas são muito mais prejuciais do que placas e letreiros.

Mas o que mais me impressionou na matéria da ZH foi a Legislação Municipal de POA sobre Placas e Letreiros, no qual tenho certeza que a maioria dos publicitários desconheciam. Isso porque é totalmente incoerente com o que vemos nas ruas. Levantei as principais:

Fixar propaganda em postes de luz e árvores (com exceção de faixa e banners em postes). A exceção muda toda regra e o “conserta-se gaita” permanece!

Obstruir janelas ou ocultar detalhes arquitetônicos. Na boa, o que é detalhe arquitetônico? Os prédios “concretistas” do centro são arquitetônicos?

Exibir imagens de mulheres em propagandas de boates e casas noturnas. Ou seja, a profissão é legal, mas tu não podes mostrar o produto. Resultado, todos mostram!

Obstruir a atenção ou visão dos motoristas. Obstruir a visão tudo bem! Mas a atenção? Alguém faz outdoor nas estradas e ruas para não chamar a atenção de motorista?

 

2 thoughts on “Legislação sobre Placas e Letreiros de Porto Alegre.”

  1. Acho que as propagandas de boates podem até não exibir mais os “produtos”, mas o que eu vejo de outdoors com garotas de família em propagandas de “casas de massagem” ao longo da BR-116… é uma loucura. Acho que é o mesmo segmento!hehe Abs

Leave a comment