Dia dos Pais

Eu me impressiono muito como o Futebol emociona e move toda uma cultura. Na verdade, ele é até mais forte que isso porque perdura por muito mais tempo, transcende o zeitgeist e não existe tecnologia ou natureza que o mude, futebol é futebol.

Logicamente, a comunicação se apropria disso, como mostra todas as campanhas desenvolvidas pelos clubes e os bonitos anuncios veiculados na zero hora de domingo. O gremista é da SLM, o colorado é da Novacentro:

gremio inter

E eles se apropriam de uma forma que é muito eficiente, depositando toda a emoção e motivação que treme a arquibancada em um aspecto próprio das marcas dos clubes, que é justamente fazer parte de um deles, uma necessidade social e vital na vida das pessoas.

A minha dúvida é se não poderiamos fazer muito mais pelos clubes em termos de comunicação. Ok, eles não tem fins lucrativos, o que deve reduzir muito a verba mas, por outro lado, existem milhares de advogados da marca que a defendem em qualquer rede social, online ou offline. Quem não conhece algum tio-do-amigo-do-cunhado-do-vizinho que infartou vendo futebol? Existe alguma história parecida com Coca, Nike ou Google? Fala aí!

2 thoughts on “Dia dos Pais”

  1. Fiquei pensando como funciona a captção de “clientes/torcedores” dos clubes. O que leva a ter mais colorados ou gremistas em Porto Alegre? Não cheguei a uma resposta. Só me lembrei como foi incrível a campanha 100 anos 100 mil sócios do inter que motivou uma galera a se tornar um “sócio-pagante” (atestado de torcedor mais fanático). Tive um amigo que associou até a mãe pra ajudar com a campanha.
    Meu comentário está completamente sem sentido. Mas a real pergunta que eu me fiz é como é que uma marca pode se aproveitar dessa paixão pelo futebol de maneira realmente eficiente? Usando inclusives os dois times.
    Porque eu acho que pior que a corrupção dentro de um clube só em brasilia. Então eles não mercem mais dinheiro.

  2. I agree! E acho que isso é o que todo mundo se questiona. O Palmeiras tem feito um trabalho interesante até. Os torcedores podem enviar seus vídeos para o site (tem 10 vídeos), um mural que bomba de recados, entre outros tipos de interatividade. Além disso, eles tem aceitado ideias da agencia, como o teaser do lançamento da nova camiseta. Talvez ai um caminho…

Leave a comment